Por que ter uma caixa d’água?

Adquirir uma caixa d’água (reservatório domiciliar) garante que sua família tenha a quantidade de água suficiente para o consumo, mesmo em momentos de variação de pressão ou manutenção nas redes de abastecimento.

Em Parauapebas é grande o número de residências que não possuem reservatório individual, situação que dificulta o fornecimento e eleva a quantidade de água desperdiçada.

Com a caixa d’água, o imóvel terá reserva própria, evitando desabastecimento em casos de interrupção temporária do sistema. Além de regular a pressão da água na residência, evitando a sobrecarga na tubulação que podem gerar entupimentos e proporciona economia no uso.

Para que não falte água, o Saaep recomenda que o reservatório possua volume com capacidade mínima para manter uma residência por 36 horas ininterruptas.

Como calculo o volume do reservatório necessário para meu imóvel?

Para saber o volume do seu reservatório doméstico basta calcular a média diária de consumo individual, 150 litros, pelo número de pessoas na residência e adquirir um reservatório com capacidade maior que o resultado. Por exemplo, uma casa com cinco pessoas consome, em média, 750 litros por dia, então a recomendação é que se compre uma caixa com capacidade mínima de 1 mil litros.

É importante ressaltar que em prédios esse volume pode aumentar para até 200 litros individuais em virtude da pressão aplicada pela altura. Também é preciso considerar o consumo dos bichinhos de estimação, tamanho do jardim, entre outros fatores que possam contribuir com o consumo de água na residência.

Onde armazenar a caixa?

A caixa d’água deve ficar em uma superfície plana e que suporte o peso dela cheia de preferência elevada acima do nível da casa.

E a manutenção?

Apenas possuir uma caixa d’água não é o suficiente, é necessário realizar a manutenção.

Reservatório sem limpeza tem grande potencial para a disseminação de doenças.

A falta de higienização da caixa d’água pode ocasionar:

•      Entupimentos devido a sujeira acumulada no fundo;

•      Surgimento de algas que podem liberar toxinas, bactérias e protozoários que causam verminoses e infecções, e provocam sérios problemas de saúde;

•      Caso esteja destampada pode servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da febre amarela, dengue, chikungunya e zika vírus.

Para manter a qualidade da água consumida é importante que se tome os devidos cuidados na instalação, manutenção e limpeza da caixa-d’água.

De seis em seis meses o usuário deverá executar a limpeza. Nunca utilize sabão, detergente ou outro produto de limpeza.

Use apenas água sanitária e não esqueça de fechar a caixa d’água.

As caixas d’água deveriam estar presentes em todas as residências, se você ainda não possui uma, repense e adquira a sua.