Saaep apresenta projetos para a Comunidade dos bairros Tropical I e II e Jardim Ipiranga

Diretores e servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas, Saaep, se reuniram com a comunidade dos bairros Tropical I e II e Jardim Ipiranga a última quarta-feira, 06.

A reunião, que ocorreu na escola Nelson Mandela, no Jardim Ipiranga, teve como pauta principal a apresentação dos novos projetos do Saaep que irão beneficiar a comunidade com mais água tratada, conforme explicou o vice-prefeito e diretor executivo do Saaep, Sérgio da Anagráfica, “Estamos aqui para apresentar o plano de ação a curto e médio prazo para os bairros tropical e Ipiranga, mostrando a preocupação e respeito que temos por vocês, por todos os bairros de Parauapebas”.

Sérgio deu sequência esclarecendo que compreende a situação e que o Saaep está trabalhando para resolver. “Sabemos que os problemas existem e que nesse período se agravam porque a maior parte do abastecimento de Parauapebas é realizado por poços artesianos e nesse período os lenções freáticos secam, então isso não é um problema que o Saaep criou, mas estamos aqui para solucionar e também ouvir vocês.”

Amilton Silva, presidente da Associação dos Moradores dos Bairros Tropical I, II e Ipiranga disse que é sabido que toda comunidade tem seus problemas e ressaltou a presença do Saaep no bairro dando a oportunidade de ouvir, entender e resolver os problemas locais. “O Saaep sempre esteve presente no nosso bairro, sempre houve a parceria e estamos aguardando as soluções paliativas e também as soluções imediatas. Infelizmente nós temos uns fatores que dificultam um pouco, como os períodos sazonais com a falta de chuva, mas estamos com a parceria do Saaep na nossa comunidade e estamos confiantes que teremos nossos problemas resolvidos.” Concluiu Amilton.

Os novos projetos que o Saaep está desenvolvendo para os três bairros foram apresentados pelo diretor de planejamento e obras do Saaep, Wander Nepomuceno e trata-se de 03 obras que incluem ampliação e interligação de reservatórios.

Renato Frateschi, Chefe de Gabinete, explicou que a autarquia irá realizar a Interligação dos reservatórios do complexo Altamira ao reservatório do complexo Betânia. “Faremos a ampliação da capacidade de reserva do Complexo Betânia e ampliação da estação de tratamento de água do rio Parauapebas em um milhão e quatrocentos mil litros de água por hora no abastecimento do município. Com a execução dessas três obras a gente vai conseguir sanar todos os problemas de abastecimento de água do bairro, processo, esse, que já está em licitação”.

O Saaep ainda esclareceu que ações emergenciais estão sendo colocadas em prática para auxiliar os moradores durante o período necessário para a realização das obras, e um deles é o auxilio do abastecimento por carros-pipa. A autarquia informa que aqueles que ainda têm dúvidas podem entrar em contato através dos telefones 3346 7261 e 3346 7262.