Saaep garante proteção dos corpos hídricos com tratamento de 130 milhões de litros de esgoto por mês

Já parou para pensar que a água utilizada no cotidiano, seja na higiene, limpeza ou consumo, uma hora precisa retornar à natureza? Porém, essa água eliminada, chamada de esgoto, precisa ser tratada antes de ser devolvida, garantindo a preservação dos mananciais do município, meio ambiente e a saúde humana.

Para que o ciclo e a qualidade de vida da população sejam mantidos, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) opera atualmente em nove Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) no município, responsáveis por tratar em média 130 milhões de litros de efluentes recebidos mensalmente dos 70 mil metros de rede de esgoto implantados na cidade. Além do que é direcionado pela rede, o Saaep também realiza coleta e recebe esgotamento sanitário de caminhões fossa.

ETAPAS DO TRATAMENTO

Com o tratamento nas ETEs é possível neutralizar as substâncias que possam alterar as características dos corpos hídricos aonde esses efluentes forem lançados. As etapas de tratamento são:

  1. Gradeamento: nesse processo é realizada a retenção de materiais mais grosseiros e sólidos, como o lixo, galhos e matérias orgânicas, em um filtro formado por grades;
  2. Desarenação: o líquido livre passa para uma caixa de areia, onde serão removidos pequenos elementos que ficarão no fundo do tanque;
  3. Tratamento biológico: agora o líquido passa pelo tratamento biológico no tanque de aeração, onde é exposto à ação de seres microscópicos, que promovem reações bioquímicas e condensam em flocos de lodo a matéria orgânica que até então estava dissolvida no efluente;
  4. Decantação: Depois do tratamento biológico, a água passa pelo processo de decantação onde há a separação do lodo formado que vai para o fundo do tanque da água da superfície, que já está livre de impurezas. Neste momento, a água já está dentro dos padrões definidos na Resolução nº 430 de 2011, do Conama;
  5. Descarte: O lodo produzido no processo anterior é desidratado e descartado adequadamente no aterro sanitário do município.

PROTEGER MANANCIAIS TAMBÉM É RESPONSABILIDADE DA POPULAÇÃO

O Saaep cumpre seu papel ao garantir que grande parte do esgoto do município seja tratado, mas cada parauapebense também pode contribuir com a preservação dos mananciais de água, principalmente do rio Parauapebas, fonte de mais de 50% do abastecimento da população.

Faça sua parte! Não descarte resíduos sólidos ou contaminantes no sistema de esgoto. Essa atitude pode causar obstrução da rede e gerar vários problemas na infraestrutura, saúde pública e contaminação do rio.