O Saaep apresentou o balanço com os resultados dos investimentos e avanços realizados no sistema de abastecimento do município em 2021.
Balanço aponta resultados das ações de 2021 desenvolvidas pelo Saaep

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) apresentou o balanço com os resultados dos investimentos e avanços realizados no sistema de abastecimento do município em 2021.

O Saaep bateu recorde com a produção de 77 milhões de litros de água por dia como resultado das melhorias realizadas nos pontos de captação de Parauapebas. Como reflexo, a autarquia renovou cem por cento dos equipamentos laboratoriais usados para análises da água, garantindo mais qualidade, além de cumprir pontualmente as higienizações dos reservatórios conforme as diretrizes legais.

Ampliação de rede e regularização de imóveis

Foram construídos mais de 18 quilômetros de rede de abastecimento, beneficiando milhares de famílias com água encanada. Paralelamente, o programa Água na Medida, implantado para reduzir perdas na distribuição e promover a cobrança justa pelo consumo, impulsionou o uso consciente do recurso. Com o programa, mais de 3 mil imóveis em 7 bairros foram regularizados, coibindo ligações clandestinas que prejudicam o fornecimento de água.

Com o Programa Água na Medida
mais de 3 mil imóveis em 7 bairros foram regularizados

Melhorias internas

A autarquia também realizou melhorias administrativas, com a implantação de novas rotinas para gerar mais fluidez aos processos internos. Toda infraestrutura do atendimento aos usuários foi renovada, a fim de proporcionar um ambiente mais funcional, confortável e acessível aos servidores e à comunidade. Outras estruturas como as Estações de Tratamento de Água da Palmares Sul, Tropical e Estação de Tratamento de Esgoto do Cidade Jardim também foram reformadas.

Para serviços de rua, o Saaep disponibilizou dez motocicletas aos leituristas para agilizar a entrega de faturas e reduziu para seis horas o prazo para religação em caso de corte.


O Refis beneficiou centenas de usuários com o parcelamento de dívidas em atraso em até 36 vezes e o abatimento de juros e multas.

Facilidades para os usuários

O Saaep também lançou um mutirão de renegociação de dívidas para promover a adimplência da comunidade, o Refis. Assim, a população se beneficiou das facilidades como parcelamento de dívidas em atraso em até 36 vezes e o abatimento de juros e multas. Dessa forma, o Saaep bateu outro recorde, desta vez, em arrecadação, que retornarão à população por meio de mais investimentos em tecnologia e qualidade nos serviços prestados aos seus usuários em 2022.

Veja também:

Saaep vai implantar 10 km de rede no Céu Azul e complexo Tropical