O Serviço de Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) apostou na gestão eficiente de recursos e conseguiu fechar o primeiro trimestre de 2021, alcançando uma economia de até 70% na aquisição de produtos para tratamento da água, em relação às compras anteriores.

Os quatro componentes principais usados no processo de tratamento da água e esgoto são o sulfato de alumínio, policloreto de alumínio, hipoclorito de cálcio e antiespumante, produtos indispensáveis e de alto valor comercial. Um exemplo foi a aquisição do hipoclorito de cálcio, comprado anteriormente a R$ 24,68 o quilo e agora é adquirido a R$ 14,70 o quilo.

A economia é resultado da adequação do sistema licitatório à modalidade de pregão eletrônico, a implantação de rotinas mais rígidas do controle de recebimento de insumos e do investimento em produtos com maiores benefícios.

Com a adesão ao pregão eletrônico, a equipe responsável tem um maior poder de negociação, já que os preços sofrem bastante alteração quando há uma ampla concorrência, diferente do modelo anterior, pregão presencial, onde a participação das empresas era limitada.

A maior rigidez no ato do recebimento possibilita a fiscalização amostral, o que garante o controle e avaliação da qualidade dos produtos adquiridos. Além disso, o laboratório das Estações de Tratamento de Água (ETAs) passará por reestruturação e modernização tecnológica para que o controle químico também seja intensificado.

A economia desses recursos garante margem para realizar mais investimentos em melhorias dos serviços oferecidos à comunidade.