Reativação de represa no bairro Tropical garantirá regularidade de abastecimento durante a estiagem

Com o período de estiagem se aproximando, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) começou a executar uma série de ações para reduzir os impactos comuns no período. Na última semana, a autarquia realizou a readequação e reativação de uma represa para manter os níveis de captação hídrica no bairro Tropical.

“O trabalho executado nessa região é uma ação de antecipação ao período de estiagem. Com a reativação dessa represa e as demais estratégias, podemos amenizar a perda do volume de água, comum durante a época da seca que atinge seu auge entre os meses de junho e setembro”, explicou o diretor operacional, Lucas Jorge.

A obra vai garantir que o volume do abastecimento de água dos bairros Ipiranga e Tropical seja mantido.

Outra estratégia, que também beneficia todo o sistema de abastecimento do município, é a troca de material filtrante de todas as Estações de Tratamento de Água compactas. A ação iniciou no último mês e está em fase de conclusão.

Ao término, as três ETA’s que utilizam o sistema de dupla filtração, com filtros ascendente e descendentes que realizam a filtragem da água bruta coletada durante o tratamento, estarão operando com mais autonomia e agilidade, tratando em média 25% a mais do que o volume atual.

“Essas e outras ações, como perfuração de poços, configuração de manobras de fornecimento, redução de perdas de água, conscientização de uso e monitoramento das fontes de captação, são esforços para cumprir com nosso compromisso de garantir água aos lares parauapebenses”, acrescentou o diretor-executivo, Elson Cardoso.