Caso seja validada, a tecnologia israelense vai garantir à autarquia agilidade na detecção de perdas e quebras de rede e economia de recursos

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) acompanhou a visita do consultor que validará o Projeto Piloto de Combate a Perdas, em fase de teste no município. O trabalho é uma contrapartida do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap).

O Dr. Heber Gomes, especialista e reconhecido internacionalmente na área de Hidráulica e Saneamento, está em Parauapebas para validar o projeto com tecnologia israelense, que usa um satélite para escanear e mapear uma região e detectar vazamentos invisíveis que geralmente não afloram, as chamadas perdas reais invisíveis.

O projeto piloto é de real interesse para o Saaep, já que a tecnologia pode garantir à autarquia agilidade na detecção de perdas e quebras de rede e economia de recursos. “Hoje, esse é o tipo de trabalho que normalmente demanda muito tempo, recursos financeiros e esforços humanos, quando precisamos localizar um ponto da rede em que é exigida uma manutenção. Com o projeto, esses custos seriam reduzidos, vamos poder antecipar as crises e melhorar a distribuição e qualidade do abastecimento de água do município”, explicou o diretor-executivo, Elson Cardoso.

Para o coordenador de planejamento, Ernestino Borges, o município só tem a ganhar com a tecnologia. “A implantação de um sistema de controle de perdas vai tornar o sistema de abastecimento do município mais eficaz, além de contribuir para gestão dos recursos hídricos e preservação do meio ambiente”, disse.

O sistema está em fase de testes nos bairros Tropical e Parque dos Carajás. Caso seja validado, o Prosap vai ampliar o uso da tecnologia no município.