O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) encerrou o ano de 2023 com resultados positivos, destacando ações que proporcionaram benefícios diretos à população e aprimoraram a capacidade de tratamento de esgoto.

No âmbito do fornecimento de água, o Saaep implantou mais de 63.700 metros de novas redes, levando água tratada para mais de 12 mil pessoas. Além disso, a autarquia perfurou poços nos bairros Nova Vitória, Apoena, Nova Carajás, Bom Jesus e Vila Piabanha, contribuindo para aumentar a produção de água e garantir uma maior estabilidade no fornecimento. A reforma e ativação do reservatório Nova Vida ampliaram a capacidade de reservação de água, proporcionando benefícios duradouros à comunidade.

O Saaep também implementou medidas eficientes, como a introdução do sistema de detecção de vazamentos, evitando desperdícios e contribuindo para a identificação de fraudes e irregularidades no abastecimento. A troca de comportas na Estação de Tratamento de Água I e a reforma estrutural da balsa da Captação I demonstram o compromisso da autarquia em otimizar o tratamento e abastecimento de água.

Em parceria com o Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), com o intuito de ampliar a capacidade de tratamento de esgoto, foi realizada a expansão da Estação de Tratamento de Esgoto Vale do Sol, aumentando em 50% a capacidade de tratamento.

Internamente, o Saaep investiu em iniciativas de incentivo e capacitação para seus servidores, homologando o estágio probatório de 139 servidores, realizando o Processo Seletivo Simplificado – PSS, para preencher 224 vagas na autarquia, e promovendo treinamentos em diversas áreas, com destaque para os treinamentos de alinhamento a nova Lei de Licitação e do E-social.

Como resultados expressivos do trabalho e de ações de melhoria, a autarquia aumentou em 63% a sua arrecadação anual, obteve o Atestado de Regularidade do Snis, e aprovou o Refis 2023, proporcionando descontos de até 90% nos juros e multas de contas de água atrasadas.

No contexto social, o Saaep investiu em iniciativas sustentáveis, como a renovação do Programa de Reciclagem, que recolheu mais de 3.300 quilos de recicláveis, e a manutenção do programa Frutos para o Futuro, que já plantou cerca de 800 mudas frutíferas nas Estações de Tratamento. A autarquia também promoveu atividades educativas, como a supervisão de visitas técnicas nas Estações de Tratamento de Água para mais de 360 alunos e a ministração de palestras em empresas, que impactaram positivamente mais de 900 colaboradores de áreas privadas.

A autarquia permanece comprometida em assegurar o fornecimento de água tratada e o tratamento de esgoto de qualidade para a comunidade de Parauapebas. “Estamos comprometidos em continuar aprimorando nossos serviços para atender às necessidades crescentes da população, assegurando a sustentabilidade e eficiência em todas as nossas operações”, disse o diretor-executivo do Saaep, Elson Cardoso.