Mais qualificação profissional. É nisto que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) investe para melhorar a qualidade dos serviços prestados à população. Na última semana, a autarquia ofereceu dois treinamentos para equipes do departamento de Contas e Consumo e outros setores, com intuito de nivelar os conhecimentos dos servidores que atuam nestas áreas.

Para o diretor financeiro João Paulo Elisiário, essas ações afetam positivamente no andamento dos fluxos internos, gerando benefícios para os usuários.

“Acreditamos na força do conhecimento. Com servidores sabendo mais e entendendo melhor suas atividades e funções, a resolução de problemas de ordem técnica fica mais fácil. Treinamentos geralmente geram mais produtividade, melhores níveis de realização pessoal e mais qualidade dos resultados, reduzindo o retrabalho e otimizando o relacionamento com os usuários”, disse.

Outra capacitação realizada para servidores de diversos setores da autarquia foi sobre a produção de termos de referência, já que para todas as aquisições no setor público, o documento é um importantíssimo ‘item’ integrado às licitações. Além disso, serve como base para a condução dos processos de forma correta e idônea.

Segundo a assessora jurídica Ana Glaucia Bentes, é o termo de referência que contempla as principais informações para construção de um edital.

“Assim, para o correto processamento dos procedimentos licitatórios é fundamental que tenhamos planejamento das ações. E o termo de referência é o norteador das necessidades da Administração Pública. Dessa forma, quando a equipe técnica está qualificada para a realização de uma contratação, o processo se torna mais efetivo e vantajoso para a Administração Pública”, explicou.

De acordo com a diretoria executiva do Saaep, incentivadora dos treinamentos, as capacitações visam a eficácia dos serviços públicos e o crescimento profissional do funcionalismo.

“Pensamos em quem pode se beneficiar mais, que são os nossos usuários. Uma vez que quando há uma boa operacionalização do trabalho, é possível garantir mais eficiência e qualidade nos serviços que prestamos na comunidade”, salientou o diretor-executivo, Elson Cardoso.