Saaep reforça importância do uso de protetor solar entre servidores

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) intensificou a conscientização de servidores sobre o uso correto do protetor solar, considerado um item indispensável de proteção, principalmente, aos profissionais de campo. O setor de Segurança do Trabalho da autarquia tem alertado sobre os perigos de negligência com os cuidados com a pele durante o trabalho.

A conscientização é voltada para os trabalhadores com exposição continuada à radiação solar, que coloca em risco a saúde do servidor. No Brasil, por exemplo, o câncer de pele, corresponde a cerca de 25% de todos os tumores diagnosticados, sendo a radiação ultravioleta natural, proveniente do sol, a principal causa da doença.

Além do câncer, a exposição prolongada resulta em queimaduras, insolação e pode provocar outros sintomas.  Diante disso, o Saaep tem adotado e intensificado o uso das medidas coletivas e individuais que garantam mais proteção e segurança da saúde dos servidores.

Nesta quinta-feira, 21, durante o Diálogo de Saúde e Segurança (DSS), a equipe de Segurança do Trabalho distribuiu protetores, explicando a maneira correta de usar. Também reforçou a importância do uso constante e salientou que o equipamento fica à disposição no setor de suprimento dos trabalhadores.

“Além dos EPIs, disponibilizamos também filtro solar para reforçar a segurança. Porém, ainda há muita resistência sobre seu uso. Um dos motivos é o desconhecimento dos benefícios e os perigos da exposição ao sol sem proteção. Dessa forma, estamos nos reunindo com as equipes de campo para reforçar a importância para a saúde”, explicou a coordenadora da Segurança do Trabalho do Saaep, Karlla Castro.

Portanto, independente da estação do ano, o protetor solar deve ser usado diariamente. Mesmo em dias nublados e chuvosos, o sol não deixa de emitir raios UVA e UVB. Ainda que seja inverno, a radiação solar penetra na pele, capaz de causar danos nas células do tecido.