O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) retomou o recebimento de visitas para fins educacionais nas Estações de Tratamento de Água. Por causa da pandemia, as visitações haviam sido suspensas, mas recentemente a autarquia disponibilizou o agendamento para instituições que demonstram interesse em introduzir a temática da “água” no cronograma de ensino.

Foi o caso da Escola Municipal Faruk Salmen, que procurou a autarquia e agendou uma visita para cerca de 60 alunos na última sexta-feira, 25. A escola aproveitou a semana do Dia Mundial da Água para ministrar conteúdos relacionados a conservação do recurso, sistema de tratamento de água do município e explorar a conscientização, a partir do contato dos alunos com a realidade do abastecimento de Parauapebas.

A equipe de educação ambiental, responsável pela condução e orientação das turmas, debateu os temas solicitados e prestaram esclarecimentos das dúvidas e questionamentos levantados pelos alunos.

“Nossos alunos do 7º ano tiveram o privilégio de visitar e conhecer o funcionamento das estações de tratamento de água. A maioria deles puderam compreender a importância do tratamento da água, os produtos necessários para ter uma água de qualidade. Nós pudemos observar a preocupação da autarquia de manter o nível da qualidade da água, de acordo com os padrões legais”, comentou o professor de ciências Paulo Roberto.

As visitações seguem disponíveis para agendamento, basta a instituição enviar um ofício solicitando uma data. “Nossa equipe de educação ambiental também pode visitar a instituição, onde farão uma abordagem sobre a temática e apresentação de uma maquete eletrônica do nosso sistema”, acrescentou o diretor-executivo Elson Cardoso.