Saaep alerta para importância de cadastramento

Apesar de 70% do planeta terra ser coberta por água, apenas 1% desse quantitativo é apropriada para consumo. Dessa forma, é necessário pensar na sustentabilidade dos recursos hídricos que abastecem a população e garantir reservas para gerações futuras. Para alcançar esse objetivo, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) precisa fortalecer suas ações de monitoramento dos recursos hídricos e como são utilizados e tem reforçado a importância da população realizar o cadastro junto à instituição.

A partir do Cadastro de Usuários de Água, é possível realizar o levantamento de quem e de quanto das nossas reservas são consumidas. Os dados podem nortear os projetos de ampliação, mensurar a acessibilidade da população ao recurso e melhorar a distribuição para todos os moradores. O cadastro permite o controle e conhecimento da quantidade de água utilizada em cada região.

No entanto, de acordo com uma pesquisa realizada pela autarquia, apenas 43% dos imóveis do município registrados no Departamento de Arrecadação Municipal (DAM) estão devidamente cadastrados pelo Saaep. Com a defasagem, a autarquia espera conscientizar a população da importância de fazer seu cadastro voluntariamente.

Quem deve se cadastrar?

Devem se cadastrar todas as pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, que façam uso do recurso, a partir de atividades que alteram o regime, a quantidade ou a qualidade dos corpos de água.

O cadastro pode ser realizado gratuitamente no atendimento presencial do Saaep. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, de 7h as 18h, no prédio administrativo localizado na rua Rio Dourado, S/N, bairro Beira Rio.